Visões e práticas de professores sobre a avaliação no ensino secundário


« Das conclusões, evidenciamos a falta de clareza de alguns conceitos fundamentais. Desde logo, aqueles que são relacionados com a própria avaliação formativa, não raras vezes associada a mecanismos de regulação retroativa e onde o envolvimento dos alunos e a própria comunicação são limitados, mas também os que dizem respeito aos critérios de avaliação, preocupante e consistentemente associados a ponderações e níveis de desempenho.

Destacamos, no que concerne às práticas, a coerência entre as representações, as descrições e as ações pedagógicas observadas, sendo que a avaliação formativa assume contornos maioritariamente informais, não estruturados, emergindo à margem da centralidade do pensamento pedagógico e na decorrência das outras opções tomadas pelos professores, nomeadamente das tarefas que planificam e propõem aos alunos.

Apesar de tudo, a avaliação formativa ou para as aprendizagens é entendida como uma mais-valia e os professores compreendem o seu impacto positivo nas aprendizagens dos alunos, ainda que apontem a falta de tempo e o elevado número de alunos por turma como aspetos que condicionam e limitam a sua prática.»

Ribeiro, H. I. D. D. (2025). Avaliação para as Aprendizagens no Ensino Secundário: as Visões e as Práticas de Professores (pp. IX-X) - tese de doutoramento, não publicada, Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.

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