Ir ao ginásio da reflexão ética antes de correr a favor ou contra a eutanásia!

A questão da eutanásia está agora, mais do que nunca, em discussão na sociedade portuguesa. A seguir à questão da interrupção voluntária da gravidez, é chegada a hora de pensar sobre a eutanásia. Esta é, antes de mais, uma questão ética, mais especificamente de bioética: será eticamente permissível praticar eutanásia (ajudar um doente terminal a morrer dignamente, conforme a sua vontade)? É com base nesta questão que deve ser pensada uma solução para a questão política: deve o Estado despenalizar a eutanásia?

Para começarmos a munir-nos de instrumentos válidos para discutir a questão da eutanásia, sugiro a leitura da obra The Elements of Moral Philosophy, de James Rachels, editado pela McGraw-Hill Companies, Inc., em 2003, e traduzido para português em 2004, pela Gradiva. Continua a ser uma das mais brilhantes introduções à Filosofia Moral, muito acessível a não filósofos profissionais.

James Rachels, um acérrimo defensor do objetivismo em ética (a verdade ou falsidade de um juízo moral depende das razões, imparciais, que o apoiam) conduz-nos numa viajem, com as seguintes estações meditativas:

- o que é a moralidade?
- o desafio do relativismo cultural
- o subjetivismo em ética
- dependerá a moralidade da religião?
- o egoísmo psicológico
- o egoísmo ético
- a abordagem utilitarista
- o debate sobre o utilitarismo
- haverá regras morais absolutas
- Kant e o respeito pelas pessoas
- a ideia de contrato social
- o feminismo e a ética dos afetos
- a ética das virtudes
- como seria uma teoria moral satisfatória?

Leitura obrigatória, não só para começar a preparar a formação de uma opinião devidamente fundamentada sobre a problemática da eutanásia, mas também para todos os interessados em aprofundar um dos saberes mais vitais para o aprendiz de ser humano!

Antes de uma corrida de fundo (uma decisão ponderada sobre a despenalização da eutanásia), há que proceder à preparação física adequada (umas luzes de ética aplicada iluminarão as nossas mentes distraídas)!

Comentários

Mensagens populares