Qual é a função dos sentimentos?

https://eslspeaking.org/esl-feelings-emotions/ «Embora a história da cultura e até a história da ciência tenham feito com que o papel dos sentimentos parecesse não apenas misterioso como impossível de compreender, a resposta é óbvia: os sentimetos assistem a gestão da vida. Mais concretamente, os sentimentos servem de sentinelas. Informam a mente sobre o estado da vida no interior do organismo a que a mente pertence. Mas vão mais longe: os sentimentos incentivam a mente a reagir em conformidade com as informações que fornecem! (...) Tenho de [alimentar a vida e o organismo que ela anima], pelo menos com pequeno almoço e almoço, tenho de manter o corpo num ambiente temperado, tenho de prevenir ou evitar doenças, ou então tratá-las. Tenho ainda de manter e de nutrir relaçõessociais saudáveis de modo que as circunstâncias do mundo social não afetem o estado do meu interior e perturbem a gestão da minha vida.» Damásio, A. (2020). Sentir e Saber. A caminho da consciência (pp 141-142, 143). Lisboa: Círculo de Leitores.

Comentários

Mensagens populares