Apesar das novas TIC, os alunos sempre precisarão de bons professores!

Há, felizmente, hoje, um grande número de possibilidades de aprendizagem, dentro e fora da escola, colocadas pelas novas TIC à disposição de quem quer aprender: plataformas várias, redes sociais, quizzes, MOOCs, “livros abertos”…
Não há desculpas para não aprender! Mas a pedagogia envolve pensar, não só sobre outras formas de aprender, mas também como ensinar melhor, de modo que os alunos aprendam! Os alunos não aprendem sozinhos, precisam do apoio dos professores: precisam de alguém que, com o seu entusiasmo, os motive para determinada área do saber, precisam de quem lhes alimente a curiosidade, precisam de ajuda para reconhecer e conseguir ultrapassar as suas próprias dificuldades, precisam de suporte para compreender como avaliar a credibilidade de uma fonte, precisam de um especialista para trabalhar com eles para desenvolver as competências de que necessitam, precisam de um guia que possa ajudá-los a identificar novos caminhos…
É por isso que os autores do último relatório “Innovating Pedagogy 2017: Open University Innovation Report 6”, produzido por investigadores do Institute of Educational Technology da Open University UK em colaboração com investigadores do Learning In a NetworKed Society (LINKS) do Israeli Center of Research Excellence (I-CORE), defendem que as inúmeras possibilidades que as novas TIC e outras metodologias inovadoras estão a proporcionar à aprendizagem, exigem um novo desígnio para a educação: «precisamos de uma educação que nos desenvolva, não apenas como trabalhadores, cidadãos, membros da comunidade e como indivíduos, mas também como aprendentes. Alunos vitalícios. Aprendentes ao longo da vida. Aprendentes que podem compartilhar os seus conhecimentos e procurar o sentido em conjunto. Aprendentes que estão cientes da importância crucial dos professores e dos especialistas.»1
1. Ferguson, R., Barzilai, S., Ben-Zvi, D., Chinn, C.A., Herodotou, C., Hod, Y., Kali, Y., Kukulska-Hulme, A., Kupermintz, H., McAndrew, P., Rienties, B., Sagy, O., Scanlon, E., Sharples, M., Weller, M., & Whitelock, D. (2017). Innovating Pedagogy 2017: Open University Innovation Report 6 (p. 8). Milton Keynes: The Open University, UK.

Comentários

Mensagens populares