Um guia neurocientífico para o bom professor
«De acordo com o campo científico Mente, Cérebro e Educação,
os bons professores seguem os seguintes princípios orientadores:
1. Todos os cérebros são únicos
e não são igualmente bons em tudo.
2. Cada cérebro é complexo e tem
um sistema dinâmico que se altera diariamente com a experiência.
3. A aprendizagem é promovida
pelo desafio e inibida pela ameaça.
4. A busca de sentido é inata na
natureza humana e ocorre através do reconhecimento de padrões.
5. O cérebro conceptualmente processa
as partes e o todo simultaneamente.
6. A aprendizagem baseia-se, em
parte, na capacidade de o cérebro se autocorrigir.
7. O cérebro procura a novidade.
8. O retorno (feedback/comentários) é importante
para a aprendizagem.
9. A aprendizagem é um processo
construtivista que evolui através de etapas de desenvolvimento à medida que o
individuo amadurece.
10. O cérebro lembra-se melhor
quando os factos e as capacidades são incorporados em contextos naturais.
11. As emoções são críticas para
a deteção de padrões, para a tomada de decisões e para a aprendizagem.
12. A aprendizagem envolve a
fisiologia (o corpo influencia o cérebro e o cérebro controla o corpo).
13. O cérebro depende das
interações com outras pessoas para dar sentido às situações sociais.
14. A aprendizagem depende da
atenção e da memória e envolve processos conscientes e inconscientes.
15. O cérebro tem um alto grau de
plasticidade e desenvolve-se ao longo da vida.»
Rato, J. & Castro Caldas, A. (2017). Quando o Cérebro do
seu Filho vai à Escola (pp. 117-118). Lisboa: Verso de Kapa.
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