Um guia neurocientífico para o bom professor

«De acordo com o campo científico Mente, Cérebro e Educação, os bons professores seguem os seguintes princípios orientadores:
1.      Todos os cérebros são únicos e não são igualmente bons em tudo.
2.      Cada cérebro é complexo e tem um sistema dinâmico que se altera diariamente com a experiência.
3.      A aprendizagem é promovida pelo desafio e inibida pela ameaça.
4.      A busca de sentido é inata na natureza humana e ocorre através do reconhecimento de padrões.
5.      O cérebro conceptualmente processa as partes e o todo simultaneamente.
6.      A aprendizagem baseia-se, em parte, na capacidade de o cérebro se autocorrigir.
7.      O cérebro procura a novidade.
8.      O retorno (feedback/comentários) é importante para a aprendizagem.
9.      A aprendizagem é um processo construtivista que evolui através de etapas de desenvolvimento à medida que o individuo amadurece.
10.  O cérebro lembra-se melhor quando os factos e as capacidades são incorporados em contextos naturais.
11.  As emoções são críticas para a deteção de padrões, para a tomada de decisões e para a aprendizagem.
12.  A aprendizagem envolve a fisiologia (o corpo influencia o cérebro e o cérebro controla o corpo).
13.  O cérebro depende das interações com outras pessoas para dar sentido às situações sociais.
14.  A aprendizagem depende da atenção e da memória e envolve processos conscientes e inconscientes.
15.  O cérebro tem um alto grau de plasticidade e desenvolve-se ao longo da vida.»
Rato, J. & Castro Caldas, A. (2017). Quando o Cérebro do seu Filho vai à Escola (pp. 117-118). Lisboa: Verso de Kapa.

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