Ironia do destino das políticas educativas mundiais…!
«Na
viragem do milénio, a paisagem da educação global parecia muito diferente da
atualidade. Havia muitos países e jurisdições que acreditavam ter o melhor
sistema educacional do mundo. Grandes investimentos financeiros em reformas
educacionais nacionais, carregados com promessas de excelência e soluções
rápidas, conduziram a esperança de líderes mundiais pelas posições cimeiras do ranking
internacional. Na mesma época, havia sistemas educacionais que estavam a construir
equidade e igualdade de oportunidades para garantir a aprendizagem bem-sucedida
para todas as suas crianças. Esses países não pretendiam estar entre os
melhores do mundo, mas tentavam antes oferecer o melhor para as suas próprias crianças
e os pais dessas crianças. A ironia é que hoje nenhum dos países que visaram
ser os melhores conseguiu tornar-se o melhor e nenhum dos sistemas escolares
bem-sucedidos da atualidade jamais foi destinado ao topo.»
Sahlberg,
P. (2015). Finnish Lessons 2.0. What can the world learn from educationl change
in Finland? (Prefácio à 2ª ed.), 2nd edition, New York and London: Teachers
College Press.
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