Ironia do destino das políticas educativas mundiais…!


«Na viragem do milénio, a paisagem da educação global parecia muito diferente da atualidade. Havia muitos países e jurisdições que acreditavam ter o melhor sistema educacional do mundo. Grandes investimentos financeiros em reformas educacionais nacionais, carregados com promessas de excelência e soluções rápidas, conduziram a esperança de líderes mundiais pelas posições cimeiras do ranking internacional. Na mesma época, havia sistemas educacionais que estavam a construir equidade e igualdade de oportunidades para garantir a aprendizagem bem-sucedida para todas as suas crianças. Esses países não pretendiam estar entre os melhores do mundo, mas tentavam antes oferecer o melhor para as suas próprias crianças e os pais dessas crianças. A ironia é que hoje nenhum dos países que visaram ser os melhores conseguiu tornar-se o melhor e nenhum dos sistemas escolares bem-sucedidos da atualidade jamais foi destinado ao topo.»
Sahlberg, P. (2015). Finnish Lessons 2.0. What can the world learn from educationl change in Finland? (Prefácio à 2ª ed.), 2nd edition, New York and London: Teachers College Press.

Comentários

Mensagens populares