Urgência educacional


«Ficou claro em todo o lado que as escolas que temos hoje não serão capazes de proporcionar oportunidades para que os alunos aprendam o que é necessário para o futuro. A exigência de ensino e aprendizagem de melhor qualidade e uma educação mais equitativa e eficiente é universal. Na verdade, os sistemas educacionais estão a enfrentar um duplo desafio: como mudar as escolas para que os alunos possam aprender novos tipos de conhecimentos e competências exigidas num mundo de conhecimento imprevisivelmente mutável e como tornar essa nova aprendizagem possível para todos os jovens, independentemente das suas condições socioeconómicas. Ser bem-sucedido perante esses desafios é um imperativo moral e económico para as nossas sociedades e os seus líderes. É uma obrigação moral, porque o bem-estar de cada pessoa e, em última análise, a felicidade decorre do conhecimento, das competências e das visões de mundo que a boa educação oferece. É também um imperativo económico, porque a riqueza das nações depende como nunca do “know-how”.»
Sahlberg, P. (2015). Finnish Lessons 2.0. What can the world learn from educationl change in Finland? (Introdução), 2nd edition, New York and London: Teachers College Press.

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