Urgência educacional
«Ficou claro em todo o lado que as
escolas que temos hoje não serão capazes de proporcionar oportunidades para que
os alunos aprendam o que é necessário para o futuro. A exigência de ensino e
aprendizagem de melhor qualidade e uma educação mais equitativa e eficiente é
universal. Na verdade, os sistemas educacionais estão a enfrentar um duplo
desafio: como mudar as escolas para que os alunos possam aprender novos tipos
de conhecimentos e competências exigidas num mundo de conhecimento
imprevisivelmente mutável e como tornar essa nova aprendizagem possível para
todos os jovens, independentemente das suas condições socioeconómicas. Ser bem-sucedido
perante esses desafios é um imperativo moral e económico para as nossas
sociedades e os seus líderes. É uma obrigação moral, porque o bem-estar de cada
pessoa e, em última análise, a felicidade decorre do conhecimento, das competências
e das visões de mundo que a boa educação oferece. É também um imperativo económico,
porque a riqueza das nações depende como nunca do “know-how”.»
Sahlberg,
P. (2015). Finnish Lessons 2.0. What can the world learn from educationl change
in Finland? (Introdução), 2nd edition, New York and London: Teachers
College Press.
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