A exposição das crianças na internet

«Num estudo patrocinado pela empresa de antivírus AVG, 80% dos pais das crianças até aos 2 anos colocaram no Facebook, pelo menos uma vez, imagens dos filhos. É pouco provável que esses pais tenham refletido sobre as consequências dessa exposição, sendo a principal o facto de essa imagem ficar lá para sempre.
No momento atual, o primeiro gesto de muitos empregadores quando analisam um currículo para obtenção de um emprego é verificar tudo o que vem na net sobre o candidato. Texto e imagens colocadas na internet ao longo da vida tornam-se assim uma espécie de impressão digital que nos acompanhará para sempre.
Com as crianças é preciso ser cuidadoso. Io nosso menino vestido de índio pode ficar bem numa reunião social, mas pode comprometer a criança junto dos seus amigos. Uma festa familiar para festejar os 16 anos de um adolescente pode tornar-se motivo de troça no seu grupo juvenil. Uma angústia desabafada na net, no contexto de uma depressão juvenil, pode tornar o adolescente alvo fácil para cyberbullying
Sampaio, D. (2018). Do Telemóvel para o Mundo. Pais e adolescentes no tempo da internet (p. 70-71). Lisboa: Ed. Caminho.

Comentários

Mensagens populares