O cérebro adolescente em desenvolvimento…


«O cérebro adolescente parece ter problemas em discernir o impacto, nas outras pessoas, das formas de comunicação e de comportamentos típicas dos jovens. Não se trataria de “não ligar às pessoas”, como tantas vezes ouvimos dizer em relação aos adolescentes, mas apenas de uma dificuldade transitória que o desenvolvimento ultrapassará. Nalgumas situações o córtex pré-frontal juvenil não está em condições maturativas que evitem uma resposta carregada de emoção perante a crítica ou o castigo, o que pode explicar algumas respostas intempestivas por parte dos adolescentes em situações de maior tensão emocional.

Os estudos sobre o cérebro adolescente têm demonstrado como, em muitas interações com os adolescentes, esquecemos que estamos perante um cérebro em desenvolvimento.
As descobertas recentes (…) revelam a plasticidade desse cérebro e mostram como certos comportamentos juvenis derivam de imaturidade cerebral. Deste modo, o adolescente pode realizar uma tarefa complexa mas só mais tarde compreender se a deveria ter feito. Certos comportamentos desajustados podem assim ser explicados por essa ausência de controlo e de crítica de origem central, mais do que por agressividade face a pais e professores.

Sampaio, D. (2018). Do Telemóvel para o Mundo. Pais e adolescentes no tempo da internet (p. 39). Lisboa: Ed. Caminho.

Comentários

Mensagens populares